Inverno começa batendo recordes de temperatura na capital paulista

Único jornal diário gratuito no metrô

Enganou-se quem achou que poderia guardar os casacos após alguns dias de alívio do frio intenso que atingiu São Paulo no começo do mês: a primeira tarde de inverno do ano já começou batendo recordes de frio na capital paulista.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou temperatura máxima de 14,3°C por volta das 15h no mirante de Santana (zona norte). É a menor máxima desde agosto de 2014, quando o órgão mediu 12,6°C. Considerando só o mês de junho, é a menor marca desde 2004 (que registrou 13,8°C em 13/06 daquele ano).

Já o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Prefeitura de São Paulo, registrou outra marca: à tarde com a temperatura média mais baixa do ano: 13,7°C. Bairros da região sul, como Parelheiros, registraram marcas de 11,5°C.

As condições do tempo mudam pouco nos próximos dias. Segundo o órgão municipal, os termômetros vão variar entre 11°C e 18°C nesta quarta-feira (22). Áreas de baixa pressão atmosférica devem provocar chuvas, com pontos moderados, mas sem previsão de temporais, sobretudo entre a tarde e a noite.

A quinta-feira (23) deve começar com chuva fraca durante a madrugada. Os termômetros vão marcar entre 12°C e 19°C, e a umidade do ar deve ficar entre 60% e 95%. As temperaturas na capital paulista, contudo, ainda estão longe do frio intenso registrado no começo do mês, com temperaturas que chegaram a 0°C, áreas de geada e mortes de moradores de rua pela cidade.

Foto: Dario Oliveira/Folhapress