Único jornal diário gratuito no metrô
7 habilidades essenciais para intercâmbio au pair
Fazer um intercâmbio é uma experiência de vida como nenhuma outra, capaz de proporcionar vivências incríveis, como o contato com diferentes culturas e idiomas. Segundo o levantamento Selo Belta, realizado pela Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio, 15,4% dos interessados planejam organizar suas bagagens e seguir para outro país com este propósito ainda no segundo semestre de 2023. 
 
Entre as modalidades existentes deste tipo de viagem, uma tem ganhado relevância: au pair, no qual o viajante fica hospedado em um lar host family (família anfitriã) e, além do alojamento, recebe um salário para ajudar com tarefas domésticas que, geralmente, estão associadas aos cuidados com crianças. Quem viaja para outro país com este objetivo pode, ainda, iniciar um curso dentro da sua área de interesse. O programa tem duração mínima de 6 meses, no caso de países da Europa, e de 12 meses nos Estados Unidos, com a possibilidade de extensão. 
 
“A maior diferença entre essa modalidade e a acadêmica são as responsabilidades do intercambista, que não se limitarão aos objetivos e deveres pessoais, sendo, na verdade, uma espécie de contratação trabalhista”, explica Juliana Sans, gerente dos programas de trabalho na TravelMate, agência de intercâmbio parceira do Pravaler, principal plataforma de acesso e soluções para o ecossistema de educação do Brasil. Para a especialista, além do salário, existem outras vantagens na realização deste tipo de intercâmbio, como as férias remuneradas e uma bolsa de estudos paga pela própria host family. “Graças a rotina com a família, será natural que, em pouco tempo, a pessoa assimile dialetos do cotidiano e ganhe fluência no idioma com muito mais facilidade”, comenta.
Sabendo dessa gama extra de responsabilidades, o intercambista deve ter em mente que existem outras qualificações essenciais para realizar o au pair: “Todas essas mudanças e responsabilidades, somadas, podem ser extremamente estressantes, e exigem uma série de habilidades e competências emocionais e comportamentais para que toda a experiência aconteça de forma tranquila”, comenta Bruna Marques, head de Atração, Comunicação Institucional e Employer Branding do Pravaler, que listou sete desenvolturas prévias essenciais para quem deseja ter essa experiência. Confira:
 
Nível intermediário a avançado do idioma nativo
Por se tratar de um programa voltado para o aprendizado, o intercâmbio au pair não faz exigências formais em relação ao domínio do idioma, como a necessidade de uma certificação internacional, por exemplo. Contudo, para conseguir se comunicar com a família anfitriã de forma eficiente, é necessário ter um nível de intermediário a avançado da língua nativa do país que seja suficiente para garantir entendimento de ambos os lados. Quanto mais conhecimento melhor!
 
Experiência prévia com crianças
Em boa parte dos casos, dizer que gosta de lidar com crianças não é o suficiente para realizar um intercâmbio au pair. Muitas famílias solicitam um histórico de experiência prévias que atinjam um número mínimo de horas de interação com os pequenos, seja trabalhando como babá, professor de educação infantil, trabalhos voluntariados, etc.
 
Maturidade
Ser capaz de se ajustar em um ambiente completamente diferente em todos os sentidos e ainda cumprir com as responsabilidades pode ser um desafio que muitos não estão preparados para encarar. Por isso, reconhecer sua maturidade e capacidade de lidar com essa pressão antes de decidir dar início ao processo é imprescindível.
 
Profissionalismo
Saber lidar com os diversos desafios que podem aparecer no caminho é algo fundamental para qualquer intercambista, mas ainda mais essencial para au pairs. Avaliar a melhor forma de resolver seus problemas e manter-se profissional é uma habilidade de importância inestimável nessa modalidade.
 
Adaptabilidade
Ser capaz de se adaptar a diferentes situações apesar de sua pouca familiaridade com elas é basicamente um apanhado de tudo de mais importante para um au pair. Seja construindo novas relações, superando desafios ou se mostrando capaz de realizar suas tarefas, em um ambiente completamente diferente do de costume, serve como um resumo de boa parte da experiência.
 
Comunicação clara
Essa habilidade se faz necessária até mesmo durante todo o processo de preparação para o intercâmbio. Isso porque, durante o processo de escolha da host family, uma vez que são realizadas diversas entrevistas visando encontrar anfitriões com maior compatibilidade com o intercambista. Por isso, ser capaz de expressar-se de forma clara e objetiva é essencial para garantir melhores chances para que a experiência seja positiva.
 
Atenção
Todo o processo de organização e a própria vivência incluem diversas etapas e detalhes a serem levados em consideração. Por isso, é importante que o intercambista preste bastante atenção em todas elas. Para o intercâmbio au pair, o processo geralmente envolve 4 etapas prévias, sendo elas: a escolha do destino pelo participante do programa, o preenchimento da chamada “application’, com informações como a carta pessoal para a família anfitriã e as referências, a escolha da família anfitriã, e, finalmente, entrada no visto e a finalização dos trâmites necessários para a viagem.
 
Na plataforma da edfintech, os interessados têm acesso a todas as informações necessárias para financiar um intercâmbio, independente da finalidade. A contratação é 100% online, com pagamento que não compromete o limite do cartão e parcelas fixas sem variação do câmbio. A solução permite antecipar a viagem, uma vez que não é necessário pagar o valor total com antecedência, podendo efetuá-lo mesmo estando em outro país, com parcelas em até 24 vezes. Além disso, é possível optar pela agência preferida, uma vez que o Pravaler tem parceria com as principais do Brasil.