Casos de caxumba explodem em SP; capital tem 487 ocorrências

Único jornal diário gratuito no metrô

ESTADO – De acordo com balanço do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica), do governo estadual, até 16 de junho, houve 842 casos só no primeiro semestre deste ano.

O número de casos de caxumba explodiu no Estado de São Paulo e, em menos de seis meses, a incidência já supera os registros somados de 2015 e 2014. De acordo com balanço divulgado pelo CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica), do governo estadual, com dados atualizados até 16 de junho, houve 842 casos só no primeiro semestre deste ano. Foram 671 em 2015, e 118 em 2014. É a maior incidência da doença desde 2008, quando o Estado registrou 3.394 casos.

A situação também é preocupante na capital paulista: a Secretaria Municipal de Saúde registrou 487 casos até 11 de junho deste ano. Foram 68 casos no mesmo período do ano passado, e 283 casos em todo o ano de 2015. Tanto governo estadual quanto municipal explicam que a notificação não é compulsória e que só casos de surtos (quando mais de uma pessoa contrai a doença no mesmo local) são contabilizados.

Não existe uma explicação clara para o aumento do número de casos, mas não há motivo para alarme, diz o médico infectologista Guido Levi, da Sociedade Brasileira de Imunizações. “Caxumba é uma doença que, em geral, não é mais que desagradável”, afirma.

Entre os sintomas estão febre, dor de cabeça, dor muscular e inflamação em glândulas -na maior parte dos casos, na parótida, glândula salivar. Outras glândulas também são suscetíveis, como o pâncreas.