Após dia mais ameno, tempo seco volta com tudo nesta quinta em SP

Único jornal diário gratuito no metrô

CRIANÇAS – E o clima seco tem levado crianças a hospitais da cidade por conta dos problemas respiratórios; o tempo deve continuar seco na capital paulista até a próxima sexta

Embora esta quarta-feira (13) tenha sido um pouco mais amena na capital paulista -temperaturas em torno dos 25°C e umidade do ar por volta dos 50% durante a tarde -, a secura e o calor voltam com toda intensidade e devem atingir seu auge na quinta (14). A temperatura máxima prevista fica nos 29°C e a umidade do ar em 25%, de acordo com a previsão do tempo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Desde o começo de junho, São Paulo não registra chuvas significativas.

E o clima seco tem levado crianças a hospitais da cidade por conta dos problemas respiratórios. “O problema do clima seco é que ele é muito agressivo para as vias aéreas”, diz a pediatra, alergista e imunologista Alessandra Miramontes Lima, do Hospital Infantil Sabará, na zona oeste de São Paulo. “A gente sempre orienta fazer lavagem nasal com soro fisiológico, inalação, usar umidificador, evitar ar condicionado em lugares muito fechados, ingerir muito líquido e evitar atividades físicas intensas”, afirma.

De acordo com Marcelo Schneider, meteorologista do Inmet, o tempo seco é normal nesta época do ano. “O problema dessa massa de ar é a abrangência, de São Paulo até o centro do país”, diz ele – a umidade mínima prevista nesta quinta em Goiânia é 20% e em Brasília, 15%.

O tempo deve continuar seco na capital paulista até a próxima sexta-feira (15), segundo o Inmet. Ainda na sexta, porém, pode haver chuvas isoladas no fim do dia. A previsão é de que o tempo só melhore no sábado (16), quando uma frente fria deve causar pancadas de chuva e queda acentuada de temperaturas – a máxima fica em 18°C, e a mínima, 12°C. No domingo (17), os termômetros vão marcar entre 16°C e 7°C.