Em convenção, Erundina chama Marta de ‘traidora’ e João Doria de ‘coxinha’

Único jornal diário gratuito no metrô

Com críticas aos outros pré-candidatos, o PSOL oficializou neste domingo (24) a candidatura da deputada Luiza Erundina e de seu vice Ivan Valente à Prefeitura de São Paulo. Em seu discurso, Erundina afirmou que Marta Suplicy, pré-candidata do PMDB, é uma “traidora do povo” e que o tucano João Doria é um “coxinha” que pretende “privatizar a cadeira de prefeito”.

Já ela, afirmou, pretende governar para os 99% da população e “falar grosso” com os ricos e poderosos da cidade. “Quero fazer um governo de participação popular, resgatando o interesse pela política nas pessoas, que estão desalentadas e desinteressadas”, disse Erundina.

Para Valente, há um paralelo entre as eleições deste ano e as de 1988, nas quais a ex-petista derrotou Paulo Maluf (então do PDS) e se tornou prefeita da cidade. “A diferença é que agora há vários Malufs”, disse.

Durante o evento, foi anunciada a primeira aliança da chapa, com o PCB (Partido Comunista Brasileiro). Como a sigla é pequena e não tem deputados eleitos, a coligação não aumentará o tempo de televisão da campanha, o que os próprios candidatos admitem ser sua maior dificuldade para crescer nas pesquisas.

A pré-candidata mencionou, entre suas prioridades, articular o transporte entre as cidades da região metropolitana e iniciativas para o crescimento econômico e diminuição do desemprego.

Ela disse ainda que irá retomar a proposta de gratuidade no transporte público, demanda que deu origem aos protestos nacionais de 2013 e é defendida pelo Movimento Passe Livre.