Manifestantes pedem novas eleições no Largo da Batata, zona oeste de SP

Único jornal diário gratuito no metrô

A frente “Povo Sem Medo” reuniu centenas de manifestantes no Largo da Batata, zona oeste de São Paulo, na tarde deste domingo (31). Liderados por Guilherme Boulos, do MTST (Movimento dos Sem Teto), eles pedem a volta de Dilma Rousseff ao poder e a realização de um plebiscito popular por novas eleições.

O instrumento de consulta popular não está previsto na Constituição e, por isso, precisaria de aprovação de uma emenda parlamentar no Congresso. O problema é que o grupo é crítico dos políticos que compõem a Câmara dos Deputados e Senado, e os acusa de golpe contra Dilma Rousseff e o PT.

Neste domingo, Boulos disse à reportagem reconhecer a dificuldade de aprovação do plebiscito, mas afirma que insistirá com essa bandeira. “Não conto com esse Congresso mas o papel dos movimentos sociais é apontar saída para a crise”, disse. “Se depender desse Congresso, em dois anos o país volta à monarquia”, ironizou.

A frente liderada por Boulos é composta por 35 movimentos sociais. A expectativa dos organizadores é que a manifestação deste domingo reúna entre 35 mil e 40 mil pessoas. Por volta de 15h, a decisão era caminhar até o bairro de Alto de Pinheiros, bairro onde o presidente interino Michel Temer tem casa em São Paulo.