Aplicativo de táxi adota modelo Uber e vai aceitar motorista particular em SP

Único jornal diário gratuito no metrô

Líder no mercado de aplicativos para táxi, a empresa 99táxis passará a aceitar motoristas particulares, somente em São Paulo, ampliando a polêmica que coloca taxistas de um lado e plataformas como o Uber de outro.

A nova modalidade deve passar a valer a partir de 31 de agosto, mas a seleção de novos motoristas seria anunciada nesta segunda-feira (1°). A empresa também vai incentivar taxistas a atuarem na modalidade particular.

Para o passageiro, neste caso, a vantagem será pagar uma tarifa mais barata mas dentro de um táxi, que está liberado pela prefeitura para circular por corredores e faixas exclusivas de ônibus da cidade. Para o taxista, o lucro será menor por viagem, mas, segundo a empresa, no entanto, a vantagem será a possibilidade de ampliar o número de viagens.

Sindicatos de taxistas tentam derrubar na Justiça o decreto do prefeito Fernando Haddad (PT) que regulamentou os aplicativos como o Uber, em maio passado. Para os taxistas, que fizeram uma série de protestos contra a medida, motoristas particulares por aplicativo fazem concorrência desleal, por atuarem sem necessidade de alvará e sem pagar as mesmas taxas e licenças pagas por taxistas.