FINANCIAMENTO – Um seguro no valor de R$ 42 milhões vai financiar boa parte da reconstrução. O restante será coberto por patrocinadores; fogo ocorreu em 2015
Um projeto de reconstrução do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, está sendo desenvolvido pela fundação mantenedora do museu. Segundo Marcelo Dantas, um dos curadores envolvidos na construção da casa, em 2006, o conteúdo das obras permanecerá o mesmo.
“O prédio é tombado, então tem que ser reconstruído fielmente ao original. E o acervo digital ficou intacto, o que queimou foram só os projetores, que serão substituídos. Tudo se manterá igual”, afirma ele à reportagem.
O prédio, que também abriga a estação de trem e metrô da Luz, data de 1867. A estação foi reinaugurada no mês passado. Dantas afirma que ainda é cedo para dar uma previsão da reabertura, mas alerta que as obras devem tomar pelo menos dois anos.
Um seguro no valor de R$ 42 milhões vai financiar boa parte da reconstrução. O restante será coberto por patrocinadores. Em dezembro de 2015, um incêndio que demorou duas horas para ser controlado destruiu o prédio e deixou um bombeiro morto. As instalações não tinham aval do corpo de bombeiros para funcionar.