Com primeiro tempo ruim, Brasil perde para Lituânia no basquete

Único jornal diário gratuito no metrô

EDER FANTONI, ENVIADO ESPECIAL
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – A estreia da seleção brasileira masculina de basquete na Rio-2016 teve duas caras: uma desastrosa e outra boa. No fim das contas, pesou a péssima apresentação no primeiro tempo de jogo.
Neste domingo (7), na Arena Carioca 1, na Barra da Tijuca, o time treinado pelo técnico argentino Rubén Magnano perdeu da Lituânia por 82 a 76, pela primeira rodada do Grupo B da competição.
Depois de boas apresentações em seis amistosos preparatórios (em um, inclusive, venceu a própria Lituânia), o Brasil não soube controlar a ansiedade da estreia em casa.
Os brasileiros demoravam para decidir jogadas, rodavam pouco a bola e tinham dificuldades de acertar lances livres. Neste quesito, a equipe teve apenas 50% de aproveitamento no primeiro tempo, contra 77% de acertos dos lituanos.
O público, que encheu mas não lotou a Arena, ainda tentou incentivar. Mas quanto mais gritavam a favor do time, mais a Lituânia jogava. E menos a seleção brasileira fazia.
“Não podemos entrar na quadra com esse excesso de ansiedade e nervosismo. Se tivermos tranquilidade, vamos fazer as coisas como estamos acostumados”, disse o armador Marcelo Huertas.
Os lituanos chegaram a abrir 30 pontos de vantagem no primeiro tempo. Mas o Brasil voltou muito melhor para a segunda etapa.
Leandrinho, um dos jogadores mais experientes do grupo, acordou e incendiou a arena. Ele foi o cestinha da partida com 21 pontos.
“É uma derrota difícil de assimilar. Jogávamos em casa, com o apoio da nossa torcida. Não podemos jogar daquela maneira. Não era o nosso time em quadra”, afirmou.
No segundo tempo, com um time muito mais coeso e eficiente, o time brasileiro fez 47 pontos e sofreu apenas 24.
Mesmo assim, terminou o jogo com números ruins. De 14 arremessos da linha de três pontos, acertou somente dois (14%). E teve um aproveitamento de 63% nos lances livres -acertou 22 de 35.
Apesar da derrota (e dos números), os jogadores não mostraram abatimento após a partida. Todos estavam empolgados pelo ótimo segundo tempo. Inclusive Magnano.
“Temos um torneio pela frente. A luta está aberta. E vamos lutar até o último momento”, disse o treinador.
O próximo jogo do Brasil acontece na terça-feira (9), às 14h15 (de Brasília), novamente na Arena Carioca 1, na Barra, contra a forte Espanha.