Rafaela Silva conquista o primeiro ouro para o Brasil, e causa emoção

Único jornal diário gratuito no metrô

VITÓRIA – A conquista de Rafaela Silva foi celebrada principalmente nas ruas da Cidade de Deus, favela da zona oeste do Rio onde a atleta cresceu, e pelos brasileiros

A judoca carioca Rafaela Silva, 24, conquistou o lugar mais alto do pódio nesta segunda-feira (8) na categoria leve (até 57 kg). Ela venceu a mongol Sumiya Dorjsuren, número um do mundo, na final do judô. É o primeiro ouro do Brasil na Olimpíada do Rio. Assim como quando conquistou o Mundial no Rio, em 2013, ela se ajoelhou no tatame e comemorou.

Ela pulou para a arquibancada e foi comemorar com a família e amigos que assistiam à luta na Arena Carioca 2. Rafaela aplicou um waza-ari pouco depois de um minuto de luta. A marcação do golpe exigiu a consulta ao vídeo por parte dos árbitros.

No decorrer da luta, a brasileira conseguiu se livrar de um golpe perigoso da mongol. Aos poucos, ela conseguiu fugir das tentativas de ataque da adversária.

Rafaela Silva supera assim uma derrota traumática em Londres-12, quando foi eliminada logo no começo da competição. Após a queda, ela discutiu com torcedores na internet. Alguns fizeram ofensas racistas contra a judoca e ela quase abandonou o judô.

Lágrimas e gritos de “é campeão” tomaram a sala do Instituto Reação, na Cidade de Deus, onde amigos e parentes da judoca Rafaela Silva assistiram à luta. Eles chegaram a comemorar o ouro quando a atleta aplicou um wasa-ari e depois fizeram contagem regressiva nos últimos segundos da disputa.

A conquista de Rafaela Silva foi celebrada principalmente nas ruas da Cidade de Deus, favela da zona oeste do Rio onde a atleta cresceu. Os moradores gritaram pelas ruas e soltaram fogos de artifício para celebrar o lugar mais alto do pódio.

A derrota na primeira luta em Londres-12 doeu. Mas foram ofensas racistas após o fracasso que quase tiraram Rafaela Silva do judô. Após perder para a húngara Hedvig Karakas na primeira luta da competição, Rafaela buscou apoio na torcida pela internet. Encontrou ofensas raciais.