Unidade do Habib’s é suspeita de furtar água, na zona sul da capital

Único jornal diário gratuito no metrô

Uma unidade da rede Habib’s foi flagrada furtando água no bairro da Vila Mariana, zona Sul de São Paulo, na tarde desta terça-feira (10). O caso será investigado pelo Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais). Equipes da Sabesp foram à unidade da avenida Conselheiro Rodrigues Alves e constataram que o restaurante utilizava um dispositivo que travava o hidrômetro do local.

Assim, a água que entrava pelo restaurante não era contabilizada pela Sabesp, empresa paulista de saneamento. Estima-se que eram desviados dessa maneira 150 mil litros de água por mês, volume que poderia abastecer 40 pessoas por um mês. A Sabesp chegou ao local depois de analisar uma súbita queda no consumo do restaurante. Segundo técnicos da empresa, essa variação costuma indicar uma fraude.

A Polícia Civil foi chamada, mas como o gerente do local não estava no restaurante, não houve prisões. O caso será investigado como furto qualificado. A pena para esse crime é reclusão de um a quatro anos. A assessoria de imprensa do Habib’s disse desconhecer o caso e que apurar as informações junto à unidade franqueada.

Nos primeiros seis meses deste ano, a Sabesp detectou 12.326 casos de furto de água na Grande São Paulo. Esse número é 42% maior do que no mesmo período de 2015. A empresa acredita que, somando todos os casos, foi desviado das tubulações de São Paulo um volume de água que poderia abastecer 229 mil pessoas por um mês.