Uma unidade da rede Habib’s foi flagrada furtando água no bairro da Vila Mariana, zona Sul de São Paulo, na tarde desta terça-feira (10). O caso será investigado pelo Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais). Equipes da Sabesp foram à unidade da avenida Conselheiro Rodrigues Alves e constataram que o restaurante utilizava um dispositivo que travava o hidrômetro do local.
Assim, a água que entrava pelo restaurante não era contabilizada pela Sabesp, empresa paulista de saneamento. Estima-se que eram desviados dessa maneira 150 mil litros de água por mês, volume que poderia abastecer 40 pessoas por um mês. A Sabesp chegou ao local depois de analisar uma súbita queda no consumo do restaurante. Segundo técnicos da empresa, essa variação costuma indicar uma fraude.
A Polícia Civil foi chamada, mas como o gerente do local não estava no restaurante, não houve prisões. O caso será investigado como furto qualificado. A pena para esse crime é reclusão de um a quatro anos. A assessoria de imprensa do Habib’s disse desconhecer o caso e que apurar as informações junto à unidade franqueada.
Nos primeiros seis meses deste ano, a Sabesp detectou 12.326 casos de furto de água na Grande São Paulo. Esse número é 42% maior do que no mesmo período de 2015. A empresa acredita que, somando todos os casos, foi desviado das tubulações de São Paulo um volume de água que poderia abastecer 229 mil pessoas por um mês.