‘Flanelinha’ de avião está com os dias contados no aeroporto de Guarulhos

[the_ad id="63382"]

Uma figura icônica da aviação, o sinalizador não será mais visto nas pistas do aeroporto de Guarulhos. Também chamado de balizador, é aquele sujeito popularmente conhecido como “flanelinha” de avião, que fica na pista movimentando os braços com dois bastões laranja nas mãos para orientar o piloto a estacionar no momento da aterrissagem.

O maior aeroporto do país vai concluir até o fim do ano a instalação de um sistema eletrônico para fazer o serviço, seguindo uma tendência já implantada em aeroportos como Heathrow, em Londres, Charles de Gaulle, em Paris, e JFK, em Nova York. O programa conhecido como VDGS, ou sistema avançado de docagem visual, usa sensores para reconhecer a posição da aeronave na vaga.

Quando ela começa a ser estacionada, o painel localizado na ponta dianteira da vaga emite sinais para indicar ao piloto as manobras necessárias. Segundo a GRU Airport, concessionária do aeroporto, as vantagens da tecnologia são precisão e segurança. Além de direcionar o piloto, como fazem os balizadores humanos com seus pequenos bastões, a tecnologia o avisa exatamente quantos metros faltam até a parada.

No modo antigo, o balizador ordenava a parada quando a aeronave atingia uma linha amarela pintada no chão. Outra vantagem é agilidade para alocar as aeronaves nas pontes de embarque. Já estão em operação 106 dos 114 equipamentos adquiridos. Mas este é um caso em que o avanço tecnológico não ameaçou o emprego, segundo a GRU Airport. Os 116 trabalhadores que operam a função continuarão exercendo suas outras atribuições na fiscalização do pátio.

[the_ad_group id="6840"]