CAROLINA LINHARES
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A candidata à Prefeitura de São Paulo Luiza Erundina (PSOL) criticou os demais candidatos, nesta segunda (22), em ato em frente à TV Bandeirantes para protestar contra sua ausência no debate transmitido pela emissora nesta noite.
Além de falas contra Marta Suplicy (PMDB), João Doria (PSDB) e Major Olímpio (SD), que foram contra a participação de Erundina, a candidata atacou Fernando Haddad (PT) e Celso Russomanno (PRB) por terem ido ao debate sem ela depois de defenderem sua participação.
“Russomanno estava usando pretexto, como ele está com medo de enfrentar o debate, ficou se fantasiando de democrata. Mentira”, disse a candidata.
“Se Haddad e Russomanno quisessem que eu participasse de fato, não teriam ido ao debate”, disse.
Terceira colocada na disputa com 10% das intenções de voto, segundo pesquisa Datafolha, Erundina ficou de fora do debate devido à nova regra eleitoral. A legislação garante a participação apenas dos candidatos de partidos com mais de nove deputados na Câmara -o PSOL tem seis.
O partido aguarda o julgamento, nesta quarta (24), de uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal) questionando a restrição. Erundina e seu vice, Ivan Valente (PSOL), chegaram a pedir à Justiça Eleitoral de São Paulo uma decisão liminar (provisória) para garantir a participação da candidata no debate da Band, mas a solicitação foi negada.
DEBATE
Após o ato, Erundina se dirigiu a uma mansão nas proximidades, cedida por uma apoiadora para fazer transmissões ao vivo pela internet sobre o debate.
“Não dá pra saber o que os candidatos querem para São Paulo. Atacam um e outro pontualmente, mas não têm proposta de solução mais estrutural”, disse.
“Marta deu uma de feminista, mas excluiu uma mulher do debate”, afirmou.
No debate, Marta atacou Doria por querer cortar a secretaria de mulheres.
“Esse debate está chato pra caramba”, disse Ivan Valente, vice na chapa de Erundina. “Não tem sinceridade e profundidade”, completou.
ÚLTIMO RECURSO
Nesta noite, por volta das 18h30, a campanha ainda fez uma última tentativa: enviou uma carta à Band pedindo a participação de Erundina.
“Não faz sentido veto à candidata, que já foi prefeita do município e que figura até o presente momento em todas as pesquisas eleitorais como uma das mais citadas”, diz o texto.
A carta afirma ainda que dois terços dos candidatos aptos a participar do debate aceitaram a presença de Erundina, citando Haddad, Russomanno e Doria.
Doria, porém, divulgou nota defendendo a participação de Erundina desde que todos os 11 candidatos à prefeitura sejam convidados ao debate.
A condição é necessária para participação de candidatos de partidos menores segundo a nova lei eleitoral.