Seleção masculina de vôlei elimina a Argentina e encara a Rússia na semifinal

Único jornal diário gratuito no metrô

MARCEL MERGUIZO E MARIANA LAJOLO, ENVIADOS ESPECIAIS
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Mil gols, mil gols, mil gols, só Pelé, só Pelé, Maradona cheirador”.
Ao som do cântico que os brasileiros criaram na Copa de 2014 para provocar os argentinos, a seleção masculina de vôlei foi empurrada para a vitória nesta quarta (17), no Maracanãzinho.
Os 3 sets a 1 sobre os rivais sul-americanos (parciais de 25/22, 17/25 e 25/19 e 25/23) classificaram a equipe comandada por Bernardinho para a quarta semifinal seguida em Olimpíadas.
Nas últimas três edições dos Jogos, o Brasil conquistou um ouro (2004) e duas pratas (2008 e 2012).
Nesta semifinal no Rio, a seleção vai encarar justamente sua algoz da decisão de Londres, há quatro anos, a Rússia, que derrotou o Canadá por 3 a 0, nesta quarta.
A outra semifinal será entre EUA e Itália.
Contra os russos em Jogos Olímpicos, o Brasil tem cinco vitórias e quatro derrotas.
Diante dos argentinos, o confronto estava empatado em três a três até esta noite.
O último encontro, porém, havia sido traumático para os brasileiros. Em Sydney-2000, a Argentina eliminou o Brasil justamente nas quartas de final dos Jogos, com um 3 a 1.
O JOGO
A revanche aconteceu em casa, em partida que começou equilibrada, mas depois, sofreu com oscilações da equipes set após set.
No primeiro, os argentinos dominaram o tempo todo, e a virada brasileira ocorreu apenas nos últimos pontos.
Neste início de jogo o técnico Bernardinho perdeu o ponteiro Lucarelli, um dos maiores pontuadores da seleção na primeira fase. Ele sentiu uma lesão em contato com um argentino na rede, deixou o jogo no meio do primeiro set e voltou apenas no quarto. Maurício Borges atuou em seu lugar, mas sem o mesmo brilho.
No segundo set, reação argentina. Com vantagem que chegou a seis pontos, uma centena de “hermanos” começou a cantar em meio aos milhares de brasileiros no ginásio que passou a ter clima de estádio de futebol. E com goleada argentina (25 a 17).
O atropelamento argentino no segundo set fez com que o Brasil entrasse muito mais atento no terceiro, abrindo 4 a 0 no placar e depois mantendo vantagem que chegou a oito pontos. Novo set, nova goleada, desta vez para o Brasil (25 a 19).
O quarto set novamente começou com domínio argentino e o Brasil conseguiu virar apenas a partir do 14 a 13.
O oposto Wallace foi principal pontuador do jogo, chegando a 24 pontos no total, praticamente um set inteiro.
No fim, vitória brasileira. E a torcida nem sequer precisava ter evocado a rivalidade do futebol para provocar os rivais. Afinal, no vôlei, enquanto os argentinos têm apenas um bronze olímpico em Seul-1988 (com vitória sobre os brasileiros na disputa da medalha, é verdade), o Brasil tem dois ouros e três pratas apenas entre os homens. E com eles continua a busca por mais uma medalha, desta vez no Rio.