Caminhão do Exército é apreendido com 3 toneladas de maconha pela polícia de SP

CAMPINAS, SP. 28.08.2016: DROGAS-CAMPINAS - Após confronto entre os soldados do exército e a equipe do Denarc (departamento de combate às drogas), da Polícia Civil de São Paulo, três militares (cabos) foram presos na madrugada deste domingo transportando três toneladas de maconha em um caminhão do próprio Exército, na rodovia Anhanguera, na região de Campinas. De acordo com a Polícia Civil, a droga vinha do Mato Grosso do Sul e seria entregue na região de Campinas. Os militares pertencem a uma base de Campo Grande. (foto: Mauricio Camargo/Eleven/Folhapress)
Único jornal diário gratuito no metrô

PRISÃO – Três cabos do Exército trocaram tiros com os policiais em Campinas, interior paulista, e acabaram sendo presos; um dos militares saiu ferido e está no hospital de Limeira

Três cabos do Exército brasileiro foram presos na madrugada deste domingo (28), em Campinas, no interior de São Paulo após serem flagrados, com outras duas pessoas, transportando cerca de três toneladas de maconha em um caminhão do próprio Exército.

Houve troca de tiros entre os militares e a equipe do Denarc (Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico). Após o confronto, os dois cabos Higor Abdala Costa Attene e Maykon Coutinho Coelho, segundo informações do Exército, que estavam no caminhão, foram presos em flagrante.

De acordo com a SSP SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo), eles assumiram que a droga estava no caminhão e disseram que vinham de Campo Grande (MS). O terceiro cabo ficou ferido e foi localizado mais tarde em um hospital de Limeira (SP). Ele foi detido e será levado ao Denarc, ainda segundo informações da SSP SP.

Outros dois homens, que tentaram fugir em uma Fiorino, também foram presos. Segundo a Polícia Civil, eles teriam ido à empresa desativada para pegar a maconha. Foi apreendida uma pistola com numeração apagada utilizada pelos cabos e mais uma van que, segunda a polícia acredita, foi abandonada por outros dois envolvidos.

Segundo a SSP SP, o Denarc investigava o caso há três meses. Os policiais descobriram que um carregamento de drogas chegaria a uma empresa desativada em Campinas e ficaram de campana.

A secretaria informou que a ocorrência está sendo registrada e as investigações prosseguirão.

O Exército informou que o caminhão pertence 20º Regimento de Cavalaria Blindado de Campo Grande (MS). Segundo nota divulgada, “o Exército brasileiro, por meio do Comando Militar do Oeste, dará máxima prioridade para a elucidação dos fatos, bem como para a rigorosa aplicação da lei e dos regulamentos.”

 

Militares receberiam R$ 10 mil  cada pelo transporte da droga

Os três cabos do Exército presos por transportarem três toneladas de maconha para o interior de São Paulo em um caminhão da própria Força receberiam R$ 10 mil cada pelo serviço. O dinheiro seria pago no local em que entregavam a droga, em Campinas, que estava sendo monitorado pelo Denarc (Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico), da Polícia Civil.

Em nota, o Exército afirma que “não admite atos desta natureza, que ferem os princípios e valores mais caros sustentados pelos integrantes da Força”. Em razão da gravidade do fato, “que desonra a instituição e atinge a nossa sociedade, os militares encontram-se presos e serão expulsos do Exército”.