CLASSIFICAÇÃO – Com a vitória, o Brasil subiu à quarta colocação e até o início da noite desta quinta havia entrado na zona de classificação para a Copa do Mundo de 2018
Em 2015, quando era técnico do Corinthians e após ter sofrido com o talento de Gabriel Jesus, então no Palmeiras, em um clássico, Tite sentenciou: “Ele é de verdade”. Em sua estreia à frente da seleção brasileira em Quito, no Equador, o treinador pôde vibrar com a consistência do atacante. O jogador de 20 anos sofreu um pênalti, marcou dois gols e foi o protagonista da vitória por 3 a 0 sobre a equipe local pelas eliminatórias da Copa de 2018.
Os brasileiros estavam claramente dispostos nas posições do esquema 4-1-4-1 do técnico, trocando passes e movimentando-se continuamente. No entanto, a pouca familiaridade dos jogadores entre si levou a certa ineficiência na criação de jogadas.
No segundo tempo, o Brasil se recuperou da primeira etapa fraca em termos ofensivos e dominou a partida. A chave da melhora de desempenho foi a troca de posição entre Neymar, que passou ao centro, e Gabriel Jesus, que passou ao lado esquerdo. O atacante do Barcelona passou a coordenar a criação de jogadas no ataque, servindo companheiros que apareciam ao seu lado, e Jesus mostrou as qualidades que Tite mais valoriza nele: as entradas em diagonal na área e a capacidade de finalização.
Aos 24 minutos, Jesus passou pelo zagueiro Mina, correu em diagonal, cortou o goleiro Domínguez e foi derrubado por ele na área. Pênalti. Na cobrança, Neymar chutou no canto direito do goleiro e abriu a vitória.
Seis minutos depois, o lateral Paredes foi expulso, o que dificultou ainda mais a missão equatoriana. E então Gabriel Jesus aproveitou para fazer seu nome na estreia pela seleção principal.
Aos 41 minutos, Marcelo triangulou pela esquerda e cruzou. Jesus desviou de calcanhar e fez o segundo gol da seleção brasileira. Cinco minutos depois, recebeu passe de Neymar e bateu de fora da área, no ângulo esquerdo. Com a vitória, o Brasil subiu à quarta colocação e até o início da noite desta quinta havia entrado na zona de classificação para a Copa de 2018. Na terça (6), a seleção recebe a Colômbia na Arena da Amazônia, em Manaus.