Multa por uso de celular no trânsito aumenta 27% na cidade de São Paulo

SÃO PAULO, SP - 27.07.2016: MULTA MAIS CARA PARA CELULAR NO TRÂNSITO - Multa para motoristas que forem flagrados usando o celular no trânsito vai ficar mais cara. A partir de novembro o valor vai passar de R$ 85 para R$ 293,47. (Foto: Aloisio Mauricio /Fotoarena/Folhapress) ORG XMIT: 1166724
Único jornal diário gratuito no metrô

GUARDAS – Até maio deste ano 216.031 mil motoristas foram autuados na capital por usar ou manusear o celular enquanto dirigem; GCMs lideram o ranking das multas manuais

O número de multas por uso de celular ao volante aumentou 27% nos cinco primeiros meses de 2016, na comparação com o mesmo período de 2015. Os dados são da Prefeitura de São Paulo, da gestão Fernando Haddad (PT).

Até maio deste ano 216.031 mil motoristas foram autuados na capital por usar ou manusear o celular enquanto dirigem. Essas infrações só são flagradas por agentes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), guardas-civis e policiais militares. São as chamadas multas manuais.

O crescimento das multas por uso de celular contrata com o total das multas manuais na cidade, que tiveram queda de 6%, ou 1.485.717 em 2016. Isso ocorre porque os radares estão multando mais – eles são responsáveis por oito em cada dez multas.

O ranking do aumento desse tipo multa, na comparação entre os anos, é liderado pelos guardas-civis (103,2%), seguido por agentes da CET (32,36%) e policiais militares (12,11%). Para Sergio Ejzenberg, engenheiro e mestre em transportes, a diferença se dá por uma questão de preocupações distintas. “É uma orientação de comando de cada grupo prestar atenção mais nisso ou naquilo. O que mostra falta de comunicação, pois se todos estão não mesma função na rua, o resultado deveria ser o mesmo.”

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) afirmou, também em nome da Guarda Civil Metropolitana, que o órgão e os outros agentes “têm intensificado” a fiscalização do uso de celular ao volante. A Polícia Militar não respondeu.