Greve fecha mais de 8.000 agências bancárias

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP - 08.09.2016: GREVE-BANCÁRIOS - Filas em agências bancárias e em casas lotéricas no centro de São José dos Campos, cidade a 97 km da capital paulista, devido à paralisação dos bancários em todo o território nacional, nesta quinta-feira. (Foto: Nilton Cardin/Folhapress)
Único jornal diário gratuito no metrô

A greve dos bancários somou 8.454 agências e 38 centros administrativos fechados pelo Brasil em seu terceiro dia, nesta quinta-feira (8), informou a Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro).

Segundo a associação, o número representa 35,9% das cerca de 20 mil agências que estão sob o guarda-chuva da Contraf e um crescimento de 13% na comparação com a terça-feira (6), início da greve – quando 7.359 agências paralisaram.

Já no primeiro dia de greve, os bancos chamaram os sindicatos dos trabalhadores para uma nova rodada de negociações, que ocorrerá nesta sexta-feira (9) às 11h em São Paulo. Os bancários pedem reajuste de 5% acima da inflação do período (de 9,57%). Os bancos ofereceram, até aqui, aumento de 6,5% (abaixo da inflação) sobre o salário e benefícios – como vale­-alimentação e auxílio­-creche -, além de abono no valor de R$ 3.000.