Temer anuncia concessões e privatizações para 2017 e 2018

BRASÍLIA, DF, 07.09.2016 ? DIA-INDEPENDÊNCIA ? O presidente Michel Temer e o presidente do STF Ricardo Lewandowski durante Desfile em comemoração a Independência do Brasil na Esplanada dos Ministérios em Brasília, na manhã desta quarta-feira, 07. (Foto: Ricardo Botelho/Brazil Photo Press/Folhapress)
Único jornal diário gratuito no metrô

DIMMI AMORA E MARIANA HAUBERT
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O governo do presidente Michel Temer anunciou que pretende realizar concessões e privatizações de 25 projetos, todos para os anos de 2017 e 2018.
As primeiras concessões serão de quatro aeroportos e dois terminais portuários, que terão seus editais lançados ainda neste ano e a previsão de leilões no primeiro semestre do ano que vem.
Batizado de Crescer, o programa inclui ativos em rodovia, ferrovias, terminais portuários, mineração, geração e distribuição de energia e saneamento.
Excluindo-se as empresas de saneamento de três Estados e a venda de ativos da CPRM (Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais), todos os bens já constavam de programas anteriores do governo da ex-presidente Dilma Rousseff, mas não chegaram a ser licitados.
Há a previsão do governo já anunciada de vender a parte de loterias da Caixa, mas ela não consta da divulgação oficial feita pelo governo.
O governo promete rigor técnico nos editais e ampliação da segurança jurídica para os investidores. Também anunciou que todos os editais serão publicados somente após análise do TCU (Tribunal de Contas da União) e se tiverem viabilidade ambiental.
Para atrair estrangeiros, eles serão publicados também em inglês e os investidores terão no mínimo 100 dias para analisar as propostas (o prazo anterior ficava em torno de 45 dias). O financiamento será feito com bancos públicos e privados, além de uso de recursos do FI-FGTS.