PÚBLICO – É a primeira vez que adolescentes de 10 a 15 anos serão incluídos na mobilização, que também terá como público-alvo crianças de nove anos e menores de cinco anos
Postos de saúde de todo o país iniciarão, a partir da próxima segunda-feira (19), uma campanha para incentivar a atualização das cadernetas de vacinação de crianças e também de adolescentes. É a primeira vez que adolescentes de 10 a 15 anos serão incluídos na mobilização, que também terá como público-alvo crianças de nove anos e menores de cinco anos. A campanha, chamada de “multivacinação”, também apresenta uma mudança de enfoque.
Antes, o Ministério da Saúde costumava aproveitar as campanhas de imunização contra a poliomielite, realizadas sempre em meados de agosto, para atualizar as cadernetas e verificar se havia crianças que ainda não tinham recebido todas as doses recomendadas de algumas vacinas.
Agora, com as mudanças recentes na campanha de vacinação contra a pólio, o foco foi ampliado para a atualização das doses de todas as vacinas disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação e recomendadas a crianças e adolescentes.
O objetivo é reduzir o número de não vacinados no país e aumentar a proteção de adolescentes, público que possui índices mais baixos de adesão a vacinas, como a do HPV. Ao todo, serão ofertadas 26 milhões de doses de diferentes vacinas – destas, 19 milhões são de doses extras para imunizações contra a hepatite A, poliomielite e febre amarela, por exemplo, além das conhecidas vacinas tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), pentavalente, entre outras.
Neste ano, o Ministério da Saúde alterou o esquema de dosagem de quatro vacinas: poliomielite, HPV, meningocócica C (conjugada) e pneumocócica 10 valente. As mudanças atendem a recomendações de especialistas e da OMS (Organização Mundial de Saúde).
A campanha seguirá até o dia 30 de setembro. O dia de mobilização nacional em relação à campanha, chamado de “dia D”, ocorrerá em 24 de setembro.