Doria para de crescer, mas se mantém na liderança, aponta 4ª pesquisa Ibope

SÃO PAULO, SP, 28.09.2016: ELEIÇÕES-SP - O candidato do PSDB a prefeitura de São Paulo, João Doria, faz visita a feira livre na avenida Elísio Cordeiro de Siqueira na Vila Mangalot, na zona oeste da capital, nesta quarta-feira (28). (Foto: Fábio Vieira/FotoRua/Folhapress)
Único jornal diário gratuito no metrô

QUEDA – O candidato Celso Russomanno (PRB), por outro lado, oscilou negativamente, mantendo tendência de queda; o deputado federal passou de 24% a 22%

O candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, João Doria, se manteve na liderança da disputa, de acordo com o quarto levantamento do Ibope antes do primeiro turno das eleições, divulgado nesta quarta-feira (28). Segundo o instituto, Doria não cresceu em relação à pesquisa anterior, de 26 de setembro, como vinha fazendo: repetiu os 28% das intenções.

Celso Russomanno (PRB), por outro lado, oscilou negativamente, mantendo tendência de queda. O deputado passou de 24% a 22%. A margem de erro é de três pontos percentuais – no limite dela, Russomanno e o tucano estão em empate técnico.

Marta Suplicy (PMDB) continua em terceiro lugar, com 16%. Ela está tecnicamente empatada com o atual prefeito, Fernando Haddad (PT), que oscilou positivamente: passou de 12% para 13%. Luiza Erundina (PSOL) foi de 4% a 5%. Major Olímpio (SD), João Bico (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Young (Rede) têm 1% cada um.

O Ibope também aferiu as intenções de voto para um eventual segundo turno. Em todos os cenários em que foi incluído, o tucano Doria está à frente. Contra Russomanno, venceria por 41% a 36%; com Marta, marcaria 44% a 33%; e no embate com Haddad, Doria registra sua maior vantagem: 52% a 27%.

Num cenário sem o tucano, entre Russomanno e Marta, o deputado do PRB fica à frente: 39% a 35%. O atual prefeito tem o maior índice de rejeição: 41% – seis pontos percentuais a menos do que o registrado no levantamento anterior. Em seguida, vem Marta (29%). O Ibope ouviu 1.204 pessoas entre os dias 25 e 28 de setembro.