Uma ação do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) incentiva eleitores a votarem de forma consciente no próximo domingo (2). A campanha, montada no horário do almoço na Estação Sé de metrô – uma das mais movimentados da capital – contou com uma urna eletrônica para fazer uma enquete a quem passava pelo local e estimular a reflexão dos participantes.
A assessora do TRE-SP Francisca Motta explicou como funciona a campanha. Inicialmente, a urna pergunta ao participante o que precisa melhorar na cidade e oferece sete opções como resposta, entre as quais saúde, educação e transporte. Em seguida, a urna questiona quem pode realizar essas melhoras e a surpresa vem na resposta: o eleitor, por meio do voto consciente. “Assim, as pessoas podem refletir que as escolhas que elas fazem têm consequências”, disse Francisca.
A mesma ação está sendo realizada na Bahia, em Tocantins, Goiás, Minas Gerais e no Paraná. Além dessa mobilização, foi organizada nas redes sociais o tuitaço #VotoConsciente, com objetivo de despertar a vigilância do cidadão e a necessidade de denunciar irregularidades eleitorais.