Doria diz que tarifa de ônibus, impostos e taxas serão congelados em 2017

Único jornal diário gratuito no metrô

DANIELA LIMA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O prefeito eleito em São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta segunda-feira (3) que, em seu primeiro ano de mandato, não haverá aumento no preço das passagens de ônibus, taxas e impostos municipais.
O tucano, porém, não quis dar garantias de que a política de congelamento de preços seria mantida nos anos seguintes de seu mandato. “Uma coisa de cada vez”, assinalou.
“Não vamos mexer na tarifa [de ônibus] no primeiro ano. Nem impostos ou taxas”, afirmou. “Minha índole não é para a criação de impostos e taxas”, complementou, ao ser questionado se estava disposto a manter a medida até o fim do mandato.
Doria falou sobre o assunto durante entrevista coletiva, em seu comitê central de campanha.
O tucano ainda detalhou custos de uma de suas principais propostas de campanha, o “Corujão da Saúde”, uma espécie de mutirão de convênios com hospitais privados e estaduais que abrirão as portas para atendimento público aos paulistanos das 20h às 8h.
Segundo Doria, o grupo técnico que o ajudou a elaborar seu plano para a saúde estima o custo da proposta em R$ 100 milhões. O valor, segundo o tucano, cabe no orçamento municipal e seria usado para bancar os convênios com as entidades que cederão seus equipamentos e pessoal à Prefeitura de São Paulo.
O “Corujão” foi definido por ele como “um programa emergencial”, com previsão de duração máxima de um ano, prazo em que acredita que conseguirá acabar com as filas para a realização de exames médicos.
O tucano também disse que será necessário contratar 800 médicos para a estrutura municipal. “Já houve concurso, eles não foram chamados. Nós vamos chamar”, disse.