No Rio, este domingo (16) foi de praias lotadas. Em São Paulo, o paulistano saiu de casa e precisou encontrar maneiras de se refrescar. No primeiro dia de horário de verão, as duas cidades tiveram temperaturas altas que pareceram antecipar a chegada da estação mais quente -oficialmente, o verão só começa em dezembro.
Em São Paulo, a temperatura chegou aos 34,6ºC na Capela do Socorro, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), ligado à prefeitura. Praticamente todas as 26 estações meteorológicas viram as temperaturas ultrapassarem os 30ºC na cidade. Há diferenças entre as previsões de diferentes institutos por causa do número e da localização das estações meteorológicas usadas nas medições.
O calor incentivou as pessoas a saírem de casa e fez os parques e as ciclovias da cidade ficarem lotadas. Devido ao calor, alguns bairros da zona leste de São Paulo chegaram a registrar chuva com forte intensidade. O CGE chegou a emitir estado de atenção para alagamentos por volta das 17h25 -50 minutos depois o órgão já havia suspendido o alerta.
Os bairros atingidos foram os de Itaquera, José Bonifácio, Parque do Carmo, Cidade Tiradentes, Iguatemi e São Mateus, no extremo leste. Nas próximas horas, segundo meteorologistas do CGE, pode ocorrer pancadas de chuva de forma isolada, acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas em alguns pontos da cidade.
No Rio, a temperatura mais alta registrada pelo Centro de Operações da prefeitura foi 38,1ºC em Guaratiba, na zona oeste da cidade. As praias ficaram cheias de moradores e turistas em busca do maior tempo de sol proporcionado pelo horário de verão -com a mudança, o pôr do sol acontece uma hora mais tarde.
Segundo o órgão, a temperatura é normal para a primavera, que é uma estação de transição e costuma apresentar variedade térmica.
PRÓXIMOS DIAS
De acordo com o CGE, os próximos dias em São Paulo devem continuar com sol e temperaturas altas. Nesta segunda (17) e na terça (18), as máximas podem passar dos 33°C, enquanto as mínimas devem ser de 19ºC.
Os índices de umidade podem se aproximar de 30% nas horas mais quentes. Mas o calor também favorece pancadas isoladas de chuva, principalmente no final das tardes.
No Rio, a previsão para o início desta semana é de termômetros registrando temperaturas ainda mais altas. A máxima pode chegar a 39°C nesta segunda.
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS