Paulistano tem segunda quente; termômetros chegam a 35,1º C

SÃO PAULO, SP - 17.10.2016: CLIMA-SP - Paulistanos enfrentam calor intenso na região da avenida Paulista, no centro de São Paulo, nesta tarde de segunda-feira (17). As mínimas oscilam em torno dos 19°C, enquanto as máximas podem superar os 33°C. No final do dia a nebulosidade pode aumentar com a chegada da brisa marítima. Pode ocorrer pancadas isoladas de chuva. (Foto: Marcelo D. Sants/FramePhoto/Folhapress)
Único jornal diário gratuito no metrô

PREVISÃO – Nesta terça-feira (18), a madrugada terá uma temperatura média de 19º C. Já durante a tarde, os termômetros chegam a 33º C, dizem os meteorologistas

O primeiro dia útil do horário de verão em São Paulo fez jus à estação do ano que empresta o nome ao período de economia de energia que teve início no domingo (16) e vai até fevereiro de 2017. Apesar de a primavera ser a estação vigente, os termômetros na avenida Paulista chegaram aos 37º C às 15h20, lembrando os dias mais quentes de janeiro.

A média oficial de temperatura máxima na cidade foi de 35,1º C, de acordo com o Centro de Gerenciamento Emergências da prefeitura (CGE). A maior média do ano foi em 19 de Janeiro, de 36,5º C. Com o calor e o clima abafado, o paulistano aproveitou para usar roupas mais frescas – saias, vestidos, shorts, camisetas regatas e bermudas, além de chinelos e sandálias como calçados, formaram o vestuário predominante na avenida.

No final da tarde, São Paulo foi atingida por pancadas de chuva com forte intensidade. O CGE decretou estado de atenção para alagamentos. Com o decreto, a Defesa Civil foi notificada da possibilidade de ocorrências nas zonas Sul, Sudeste, Leste e na Marginal Pinheiros. Às 16h20, as chuvas começaram a ser detectadas pelos radares meteorológicos.

Segundo o CGE, a semana será marcada por madrugadas mais quentes e forte calor durante as tarde. As pancadas de chuva também devem continuar diariamente, mas ocorrem de forma isolada e com curta duração entre o final da tarde e início da noite. Nesta terça-feira, a madrugada terá uma temperatura média de 19º C. Já durante a tarde, os termômetros chegam a 33º C.

A quarta (19) deve começar com poucas nuvens, com mínima de 19° C. O predomínio de sol desde o amanhecer garante mais um dia de muito calor. A máxima prevista é de 33ºC. Com o calor, a brisa marítima que chega à cidade no final da tarde resultará, novamente, nas pancadas de chuva no final do dia.