Mutirão de mamografia atende 850 mulheres na Arena Corinthians

O governador Geraldo Alckmin durante entrega da Carreta do Programa Mulheres de Peito. Data: 14/05/2014 Local: Marília/SP. Foto: Vagner Campos/A2 FOTOGRAFIA
Único jornal diário gratuito no metrô

A carreta do programa “Mulheres de Peito” está estacionada na Arena Corinthians para a realização de mamografias. O mutirão, realizado pela segunda vez em parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e o Sport Club Corinthians Paulista, vai até o próximo dia 29 e pretende atender até 850 mulheres.

Para participar, é necessário se inscrever previamente pelo site da ação. Caso o número de interessadas ultrapasse a capacidade de atendimento, será realizado sorteio. As inscritas que se enquadrarem em grupo de risco, ou seja, que identificaram alterações nos seios e/ou possuem histórico familiar de câncer de mama ou ovário, terão atendimento prioritário. Outros critérios para a seleção são o tempo de realização da última mamografia (superior a um ano), ordem de inscrição e residência nas proximidades do Itaquerão.

Mulheres com idade entre 40 e 50 anos, além de efetuar a inscrição pelo site, necessitam de prescrição médica para serem atendidas. As que estiverem nessa faixa etária, identificaram alterações na mama e não possuem a prescrição, serão atendidas por especialistas do Hospital Santa Marcelina de Itaquera, que atuarão voluntariamente na carreta. Esses profissionais poderão fazer a triagem e o encaminhamento para a mamografia no próprio local, se necessário.

A Secretaria da Saúde mobilizará por dia uma equipe de 12 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e agentes administrativos para obter qualidade no serviço prestado em todo o período. A carreta atenderá das 9h às 18h e contará com o apoio da equipe de voluntariado do Hospital Santa Marcelina na recepção das pacientes na Arena. O acesso será no estacionamento, pelos portões J e K, do setor leste do estádio.

A Secretaria da Saúde oferece um callcenter para agendamento de mamografias por meio do programa “Mulheres de Peito”. Mulheres aniversariantes do mês de outubro, com idade entre 50 e 69 anos, e que nasceram em ano par, podem realizar os exames de forma gratuita e sem a necessidade de pedido médico. A agenda também está disponível para aquelas que nasceram em ano ímpar e realizaram a última mamografia há mais de dois anos.