TCE suspende licitação para obras do monotrilho da linha 15 em SP

SÃO PAULO, SP, 28.08.2015; MONOTRILHO-SP: Obras do monotrilho da Estação Vereador José Diniz, Linha 17-ouro na manhã desta sexta-feira(28), na zona sul de São Paulo. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) decidiu congelar a construção de 17 de 36 estações dos monotrilhos das linhas 15 - prata e 17 - ouro. (Foto: Luiz Claudio Barbosa/Código19/Folhapress)
Único jornal diário gratuito no metrô

JULGAMENTO – O Metrô afirmou que já prestou esclarecimentos ao tribunal. Os dados agora serão analisados por órgãos técnicos do TCE e, depois, julgados por um colegiado

O TCE (Tribunal de Contas do Estado) suspendeu liminarmente (decisão provisória) uma licitação para obras em quatro estações do monotrilho da linha 15-prata do metrô de São Paulo.

A decisão não interrompe as obras de construção, segundo o Metrô, mas sim a escolha das empresas que serão responsáveis pelo acabamento de dentro e fora das estações, como instalações hidráulicas, comunicação visual, paisagismo e reurbanização.

A licitação ficará suspensa enquanto o tribunal analisa possíveis impropriedades no edital. O relator, ao analisar o caso, entendeu que as possíveis falhas poderiam afetar a isonomia, competitividade e a escolha da proposta mais vantajosa à administração.

O Metrô afirmou que já prestou todos os esclarecimentos ao tribunal. Os dados agora serão analisados por órgãos técnicos do TCE e, depois, julgados por um colegiado. Ainda não é possível saber se a medida atrasará a entrega das estações.

A linha 15-prata foi anunciada em 2009 pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), com previsão de entrega em 2012. Após vários atrasos, foi inaugurada em 2014 entre as estações Vila Prudente e Oratório.

A segunda fase, que está em construção, prevê que a linha chegue com mais 13 km até a região de São Mateus em 2018. O governo estadual afirma que as oitos estações (São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus) tem previsão de entrega para o primeiro semestre de 2018.