‘The New York Times’ chega a 1,3 milhão de assinantes digitais

O jornal norte-americano “The New York Times” anunciou nesta quarta-feira (2) um aumento de 116 mil assinantes exclusivos de seus canais digitais no terceiro trimestre deste ano.
Com isso, o jornal passa a ter 1,3 milhão de assinantes exclusivos de suas versões digitais.
A receita da circulação do jornal no período cresceu 3% e alcançou US$ 217 milhões (R$ 485,8 milhões). Este aumento foi impulsionado pelo crescimento de 16% na receita com assinaturas digitais.
“Esse trimestre prova que o ‘New York Times’ tem uma história convincente sobre faturamento digital para contar”, disse Mark Thompson, presidente da empresa, em comunicado sobre os resultados da companhia.
Mesmo com o avanço no número de assinaturas on-line, a receita total do jornal caiu 1% na comparação com o mesmo trimestre do ano passado. Foi de US$ 367 milhões para US$ 364 milhões.
A queda foi ocasionada por uma diminuição de 19% na receita com anúncios em sua versão impressa, o que implicou uma redução de 8% do faturamento do jornal com publicidade.
O movimento seguiu redução de 14% da receita publicitária registrada no segundo trimestre deste ano.
Por outro lado, o faturamento com anúncios digitais ganhou mais espaço e agora representa 36% da receita publicitária da companhia. O faturamento com esse tipo de anúncio cresceu 21% no trimestre e alcançou US$ 44 milhões.
REORGANIZAÇÃO
Conforme as receitas com publicidade em suas edições impressas vêm diminuindo, jornais vêm buscando se reorganizar.
O “The New York Times” anunciou neste ano que estava realizando uma reorganização de sua redação para adequá-la a uma era digital. A divulgação de um relatório sobre as mudanças em andamento é esperado para as próximas semanas.
Ao mesmo tempo, o jornal vem buscando formas de ampliar suas receitas. Na última semana, a empresa adquiriu o site de recomendações de produtos The Wirecutter. Nesta terça-feira, lançou projeto para publicação de vídeos diários usando tecnologias de realidade virtual chamado The Daily 360, em parceria com a Samsung.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Único jornal diário gratuito no metrô