Prefeitura de SP lança aplicativo para atender a reclamações e denúncias


A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (8) o lançamento de um aplicativo para smartphones em que o usuário pode reclamar sobre diversos serviços municipais, como coleta de lixo, poda de árvores, semáforos inoperantes, iluminação pública, buracos em vias e outros.

O aplicativo, SP156, está disponível para download nos telefones que utilizam os sistemas Android e iOS, com lançamento em breve para Windows Phone.

A ferramenta serve como alternativa ao número de telefone 156, canal da prefeitura para denúncias como as de zeladoria. Após realizar a reclamação, o munícipe pode acompanhar o andamento de sua solicitação por meio do número de protocolo informado. A lista de serviços que o canal atende e a situação da reclamação podem ser conferidos também pelo site sp156.prefeitura.sp.gov.br.

A iniciativa da prefeitura é semelhante à disponível para os moradores e trabalhadores de Campos Elísios (centro) desde maio. De iniciativa privada e por meio de uma associação de moradores e comerciantes locais, o aplicativo Campos Elísios +gentil permite que os usuários reportem problemas ligados à conservação, manutenção e limpeza da região.

Após o problema ser reportado, uma equipe de voluntários aciona a subprefeitura responsável pela região, que executa o serviço. Já o aplicativo da prefeitura engloba uma gama mais ampla de serviços e é voltado para todo o território municipal. O objetivo é dar mais agilidade ao processo de resolução dos problemas enfrentados pelos cidadãos nos espaços públicos.