Consumidor começa 2017 mais otimista, diz CNI

SÃO PAULO, SP, 26.11.2016: COMÉRCIO-SP – Consumidores vão as compras de Natal na região da 25 de março, na manhã deste sábado (26) (Foto: Cris Faga/Fox Press Photo/Folhapress)

O consumidor brasileiro iniciou o ano mais otimista que no final de 2016, informou nesta sexta (27) a CNI (Confederação Nacional da Indústria). De acordo com a entidade, o Inec (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor) aumentou 3,5% em janeiro de 2017 na comparação com dezembro do ano passado, passando de 100,3 pontos para 103,8 pontos. As informações são da Agência Brasil.
Quanto maior o índice, maior o percentual de respostas positivas, ou seja, maior o percentual de pessoas que apostam em queda da inflação ou desemprego, aumento da renda pessoal e aumento das compras de bens de maior valor, com melhor situação financeira ou menos endividado.
Se comparado a janeiro de 2016, quando o índice ficou em 98,6 pontos, o crescimento registrado é de 5,3%. Mesmo assim, o número permanece 4,5% abaixo da média histórica, de 108,7 pontos. “A principal razão da melhora do índice é o maior otimismo dos consumidores com relação à evolução futura do emprego, dos preços e da renda”, informou a CNI.
Ainda segundo a confederação, os índices de situação financeira e de endividamento do brasileiro também mostram aumento, “o que reflete uma avaliação favorável dos consumidores acerca da evolução de suas finanças e dívidas”.
A expectativa de compras de bens de maior valor é o único componente que mostra queda, tanto na comparação mensal (-2,6%) quanto na anual (-4,5%). “Reflete um comportamento mais cauteloso devido à perda de rendimento com a recessão prolongada”, concluiu a CNI.
A pesquisa foi realizada pelo Ibope Inteligência e ouviu 2002 entrevistados em 141 municípios durante o período de 19 a 23 de janeiro de 2017.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)