Moro condena Delúbio e mais quatro por lavagem de dinheiro

Único jornal diário gratuito no metrô

Mais um ex-tesoureiro do PT foi condenado nesta quinta (2), em uma ação da Operação Lava Jato: desta vez, foi Delúbio Soares, que já havia sido condenado no processo do mensalão. A sentença foi dada nesta quinta (2) pelo juiz Sergio Moro. A pena é de cinco anos de prisão -uma das mais baixas aplicadas pelo magistrado até aqui. O ex-tesoureiro era acusado de lavagem de dinheiro, por ter solicitado, segundo o Ministério Público Federal, um empréstimo fraudulento de R$ 12 milhões em favor do PT, em 2004.

O financiamento foi obtido no banco Schahin pelo pecuarista José Carlos Bumlai (já condenado em outra ação), e parte dos recursos – R$ 6 milhões – foi repassada ao empresário Ronan Maria Pinto, dono do jornal “Diário do Grande ABC”. Os investigadores do caso suspeitam que o motivo da extorsão tenha sido a compra do silêncio sobre o caso Celso Daniel, prefeito petista de Santo André (SP) assassinado em 2002.

Além de Delúbio, também foram condenados por lavagem de dinheiro o empresário Pinto, a quem se destinou o empréstimo; Enivaldo Quadrado e Luiz Carlos Casante, responsáveis por estruturar as operações de ocultação do dinheiro; e o empresário do ramo frigorífico Natalino Bertin, que cedeu as contas da empresa para intermediar os repasses de Bumlai para Ronan Maria Pinto.

Todos receberam penas de aproximadamente cinco anos, à exceção de Natalino Bertin  – Moro o condenou a quatro anos. Em função disso, a pena para o empresário acabou prescrita. O publicitário Marcos Valério, pivô do escândalo do mensalão, e outras três pessoas (Oswaldo Rodrigues Vieira Filho, Sandro Tordin e Breno Altman) foram absolvidos por falta de provas.

Ainda cabe recurso da decisão.