Caixa recomenda não fazer saque do FGTS nesta semana para evitar filas

Infográfico 13.03.2017 - Não dê bandeira - Os trabalhadores devem evitar sair de uma loérica ou de uma agência da Caixa com dinheiro vivo - Conta inativa do FGTS - (Arte Agora/Folhapress)
Único jornal diário gratuito no metrô

A Caixa Econômica Federal recomenda aos trabalhadores que não têm urgência em sacar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) das contas inativas a esperar passar a primeira semana de liberação do calendário de pagamentos e ir a uma agência a partir do dia 20 (segunda-feira da próxima semana).

O banco espera que nessa data o atendimento comece a voltar ao normal. Para os próximos meses, a Caixa ainda avalia qual será a orientação aos trabalhadores. O saque das contas inativas teve início na sexta (10) para os nascidos em janeiro e fevereiro. No primeiro dia da liberação do calendário, as agências da Caixa abriram duas horas antes, mas mesmo assim o trabalhador que foi resgatar o dinheiro teve de enfrentar filas e desencontro de informações.

A recomendação da Caixa é que os trabalhadores levem a carteira de trabalho, mesmo para saques com valor inferior a R$ 10 mil. A apresentação do documento não é obrigatória, mas, se houver alguma pendência, ele poderá resolver a situação.

É possível sacar o dinheiro até 31 de julho de 2017. Se o trabalhador nascido em janeiro, por exemplo, não retirar os valores agora, ele ainda pode fazer o saque até 31 de julho.