Em telefonema, Trump diz a Temer que quer recebê-lo na Casa Branca

The prime minister of Canada received a surprise shout-out during Donald Trump's first speech to a joint session of the U.S. Congress, in an address Tuesday that carried more than one reference to the northern neighbour. President Donald Trump addresses a joint session of Congress on Capitol Hill in Washington, Tuesday, Feb. 28, 2017. THE CANADIAN PRESS/AP-POOL, Jim Lo Scalzo
Único jornal diário gratuito no metrô

Na primeira conversa com o presidente Michel Temer desde que tomou posse nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump disse, em telefonema na tarde deste sábado (18), que tem interesse em receber uma visita do brasileiro em Washington. Segundo o Planalto, por iniciativa de Trump, os dois falaram também sobre “temas da atualidade regional”, o que indica que a situação da Venezuela fez parte da conversa.

Em fevereiro, o secretário de Estado americano, Rex Tillerson, havia pedido ao então chanceler José Serra, num encontro na Alemanha, que o Brasil coordenasse os esforços de nações sul-americanas para tentar achar uma saída para a crise na Venezuela.

Temer teria falado ao republicano sobre a importância de “aprofundar uma agenda bilateral para o crescimento, baseada na expansão do comércio e do investimento”. Ele ressaltou a Trump que, na próxima semana, terá encontros com a Câmara de Comércio Brasil-EUA e com o Conselho das Américas. Segundo o Planalto, os dois presidentes “trocaram impressões sobre as reformas em curso no Brasil e nos EUA”, e Trump teria cumprimentado Temer “pelos importantes resultados já alcançados”.