Governo do Estado e Prefeitura de SP retomam o programa Córrego Limpo

Único jornal diário gratuito no metrô

Melhorar a qualidade da água dos mananciais, rios e córregos, esse é o objetivo do programa Córrego Limpo, que foi retomado nesta segunda-feira (3) pelo Governo do Estado, Prefeitura de São Paulo e Sabesp. O programa havia sido interrompida em 2012, por problemas de continuidade da prefeitura, e razão disso sofreu perdas no período.

Com o início de nova parceria entre o Governo do Estado e a atual administração da prefeitura, foi assinado uma cláusula de obrigatoriedade de adesão, para impedir novas interrupções e ampliar o trabalho para outros córregos.

“Aqui, o Córrego Cruzeiro do Sul é um bom exemplo, a gente vê no painel como era e como ficou depois da intervenção. A meta é recuperar 69 dos 149 córregos e iniciar um programa com novos córregos, nesse projeto de recuperar as águas na cidade de São Paulo”, disse o governador Geraldo Alckmin.

Do total de 149 córregos recuperados inicialmente pelo programa criado em 2007, 69 serão alvos da retomada do programa, já que 47 ficaram sem manutenção no período de interrupção e 22 foram prejudicados por invasões das margens. Grupo técnico que reúne profissionais da Sabesp e Prefeitura, estuda a inclusão no programa do córregos Uberaba e Casa Verde.

No Córrego Cruzeiro do Sul, em São Miguel Paulista, zona leste, foram instalados 3,5 km de rede para coleta e afastamento de esgotos e executadas 596 ligações de esgoto. A Sabesp investiu R$ 3,5 milhões. Como resultado, mais de 2,2 km de cursos d’água desaguam limpos no Rio Tietê.