Novo caça brasileiro voará pela primeira vez no 2º trimestre


A fabricante sueca Saab confirmou que o primeiro voo do novo modelo do caça Gripen, adquirido pelas Forças Aéreas do país escandinavo e do Brasil, irá ocorrer no segundo trimestre. Segundo o responsável pelo projeto do Gripen no Brasil, Mikael Franzén, o modelo E, de um lugar, está em fase avançada de testes em solo.

Em apresentação durante feira de defesa no Rio, ele mostrou fotos de pedaços de fuselagem do primeiro dos 36 modelos que foram comprados por 39,3 bilhões de coroas suecas (R$ 13,4 bilhões no câmbio desta terça, 4) pelo Brasil em 2013 -o pagamento se estenderá por mais de 20 anos.

Ele está sendo produzido em Linkoping, na Suécia. Outros cinco aviões serão feitos lá antes de a linha da Embraer em Gavião Peixoto (SP) estar pronta para produzir os restantes sob a batuta da Saab. Em São Bernardo do Campo (SP), a empresa sueca está contratando cerca de 250 funcionários para fabricar, após um treinamento que leva entre um e dois anos, asas, cone da cauda, freios aerodinâmicos e partes da fuselagem do caça.