Prefeito anuncia a doação recorde em equipamentos de internet para escolas

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (11) uma doação de equipamentos de infraestrutura de internet para escolas municipais. Segundo o prefeito João Doria (PSDB), os equipamentos valem cerca de R$ 300 milhões, o que representaria a maior doação recebida pela atual gestão.

O tucano garantiu que a doação não prevê contrapartidas. “É maior doação já feita, praticamente dobra nosso volume de doações alcançadas”, disse. O objetivo é requalificar a conectividade em todas as unidades de pré-escola (a partir de quatro anos) e ensino fundamental. A proposta de doação inclui 18,6 mil equipamentos, entre estrutura de wi-fi, servidores, roteadores e switches, entre outros itens.

De acordo com a gestão, 1.065 escolas, incluindo CEUs (Centros de Educação Unificada), e 640 mil alunos serão impactadas. “Os equipamentos são importantes porque vamos aumentar em até 30% a velocidade da conexão, sem precisar aumentar os contratos de internet”, disse o secretário de Educação, Alexandre Schneider.

A ideia é que essas ferramentas substituam equipamentos já existentes em escolas. Os aparelhos doados pela empresa Cisco foram usados durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio, em 2016.