Vacinação contra a gripe: mais de 5,5 milhões de imunizados em SP

Único jornal diário gratuito no metrô

Levantamento preliminar da Secretaria da Saúde aponta que o Estado de São Paulo vacinou mais de 5,5 milhões de pessoas contra a gripe em 2017. O número é contabilizado desde o começo da iniciativa, em 17 de abril, até o último sábado (13), o “Dia D” da campanha contra o vírus Influenza, causador da H1N1 e outras gripes. O balanço foi baseado nos dados informados pelos municípios paulistas.

Neste ano, o governo estadual pretende imunizar dez milhões de cidadãos, o que corresponde à meta de 80% das 12,6 milhões de moradores que formam o público-alvo. Em 2017, os grupos a serem protegidos foram ampliados. Desde a última sexta-feira (12), possuem direito a participar da iniciativa os policiais civis e militares, bombeiros e profissionais que atuam na Defesa Civil, Correios, Poupatempo, Ministério Público Estadual, Procuradoria Geral e Defensoria Pública.

O Instituto Butantan, ligado à Secretaria da Saúde e responsável pela produção das doses, disponibilizou 600 mil exemplares extras para proteção dos profissionais que atuam diretamente em contato com a população. Ao todo, o Estado apresenta 5.564.887 imunizados.

A campanha continuará em todo o território paulista até 26 de maio e as vacinas permanecem disponíveis para bebês a partir dos seis meses e crianças menores de cinco anos, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias, indígenas, profissionais de saúde que trabalham em serviços públicos e privados, professores das redes pública e privada, além dos grupos contemplados com a ampliação.