
Uma ciclovia que passa pelas ruas Dr. Fausto de Almeida Prado Penteado e Amarilis, no Morumbi (zona oeste de SP), foi “repintada” por desconhecidos, na madrugada de sábado (13) para domingo (14), como protesto pelo fato de a gestão João Doria (PSDB) ter asfaltado a faixa exclusiva de bicicletas. A rua foi alvo de asfaltamento há cerca de 50 dias. Desde então, a pista para bicicletas está apagada, apesar de a prefeitura ter afirmado que iria refazê-la.
Na pintura, além da sinalização da ciclovia, foram pichados dizeres como “+ Amor”, “Feito pelo povo” e “Nenhum cm a menos”. “O vigia do turno da noite disse que viu um pessoal dividido em dois carros fazer isso”, contou, nesta terça (16), o também vigia Antônio Carlos da Silva, 64 anos, que há 22 trabalha na avenida.
O comerciante Fernando Moniz, 55 anos, instalado há cerca de 30 no local, é contra a ciclovia. “A via não é tão larga e ficou muito perigosa, principalmente no trecho que tem curva”, critica.
A estudante e ciclista Cecília Freitas, 27 anos, que mora nas proximidades, é a favor da pista. “Se a ciclovia é pouco usada, é sinal de que é preciso repensar a hegemonia dos carros no trânsito.”
Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a ciclovia está dentro do plano de revitalização e revisão iniciado pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes. “Antes de qualquer decisão, a secretaria tem realizado um amplo debate com ciclistas, comunidade local e com representantes das prefeituras regionais para buscar as melhores alternativas”, diz nota oficial. O órgão não informou se algum debate está agendado ou já foi realizado naquela região do Morumbi.