Prefeitura de São Paulo vai convocar 3.754 professores ainda neste mês

Único jornal diário gratuito no metrô

A Prefeitura de São Paulo autorizou a convocação de 3.754 professores aprovados no concurso público realizado pela Secretaria Municipal de Educação em 2016. Do total, 1.798 aprovados serão convocados ainda neste mês para começar a trabalhar na rede pública municipal em julho. Os demais 1.956 aprovados deverão ser chamados em outubro.

De acordo com informações fornecidas pela Educação, após a convocação, os professores deverão escolher um local de trabalho, para, em até 15 dias, tomarem posse na Diretoria Regional de Educação responsável pela respectiva unidade.

A primeira etapa da contratação contemplará alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, com a efetivação de novos professores de arte, biologia, ciências, educação física, espanhol, física, geografia, história, inglês, matemática, português, química e sociologia. A rede municipal possui hoje 547 escolas de ensino fundamental, que atendem mais de 372 mil estudantes.

O anúncio da contratação se deu dois dias depois de a vereadora Sâmia Bomfim (PSOL) ter protocolado uma representação no Ministério Público contra a gestão João Doria (PSDB). A medida foi tomada porque, em fevereiro deste ano, a Secretaria Municipal de Educação anunciou a contratação de 1.787 professores temporários, sem considerar os profissionais aprovados no concurso de 2016, que foi homologado no final do ano.

A informação é de que a Constituição e a legislação municipal proíbem a contratação de temporários quando existem candidatos aprovados em concurso público.

A Educação municipal afirma que, no concurso, foram aprovados 8.716 professores. Havia 2.472 vagas.