
O temporal que atingIU São Paulo despejou nas últimas 24 horas todo o volume de chuva que era esperado para o mês de junho. Das 7h desta segunda-feira (5) às 7h de terça (6) choveu 51,9 mm. A média para o mês inteiro é de 51 mm, segundo dados do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências). A chuva em excesso fez o dia virar noite nesta terça (6) e provocou transtornos no trânsito, falhas em semáforos, deslizamentos e quedas de árvores.
Toda a capital paulista permaneceu em estado de atenção para alagamentos das 7h50 às 11h. A chuva, apesar de volumosa, não foi acompanhada de rajadas de vento. A previsão é de que as precipitações continuem ao longo da tarde desta terça. Os termômetros não devem passar dos 24ºC, segundo o CGE.
Na manhã, a cidade registrou três pontos de alagamentos. Os problemas ocorreram na Avenida Águia de Haia, sentido centro, na altura do número 262; na Avenida Mercúrio, próximo à Avenida do Estado e na Ponte João Dias, sentido centro, na altura do número 1.006.
A ida do paulistano ao trabalho também foi prejudicada pelo excesso de lentidão nas vias. Até as 9h30, havia 100 km de congestionamentos na cidade, bem acima da média para o horário, entre 63 km e 83 km, de acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
Os problemas no trânsito também se intensificaram por falhas na sinalização semafórica da capital. Ainda segundo a CET, 162 semáforos apresentaram pane na manhã desta terça.