Na Cracolândia, carros de som chamam os usuários de drogas para internação

SÃO PAULO,SP,07.06.2017:CONTÊINERES-ATENDIMENTO-DEPENDENTES-QUÍMICOS - Prefeitura instala contêineres de atendimento aos dependentes químicos na Praça Princesa Isabel, Centro de São Paulo (SP), para onde migraram usuários de crack oriundos da Cracolândia da Rua Helvétia, nesta quarta-feira (7). No total serão instalados 25 contêineres. (Foto: Marcell Roncon/Futura Press/Folhapress)
Único jornal diário gratuito no metrô

Após duas semanas da operação policial feita na Cracolândia, na região da Luz, para retirada dos usuários de drogas, a prefeitura de São Paulo tem se voltado para a internação e tratamento deles. Nos últimos dias, circulam pela região carros de som com mensagens convidando pessoas para atendimento nos postos instalados na rua Helvétia, onde há maior concentração de usuários.

Segundo o balanço da administração municipal, desde o dia 21 de maio, foram feitas 181 internações voluntárias, sendo 18 somente nesta terça-feira (6). Os usuários de crack voltaram a se agrupar na Praça Princesa Isabel, a menos de 500 metros do ponto original. A quantidade de pessoas e de barracas improvisadas já é igual ou superior à anterior, no chamado fluxo da Cracolândia.

O movimento diminuiu na tenda onde funcionava o serviço de atendimento do programa De Braços Abertos, da prefeitura, mas o local ainda oferece atendimento de saúde e assistência social aos usuários de drogas. Em frente ao serviço, foi instalado contêiner do Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), com psiquiatras de plantão.

Vinte contêineres com espaço para pernoite e banheiros também foram instalados a 800 metros do centro de apoio. O espaço conta com aparelhos para ginástica ao ar livre, mas ainda não começou a funcionar. A prefeitura não informou quando será inaugurado, nem deu detalhes sobre os equipamentos.