Tempo frio e com pouca abertura de sol marca o 1º dia do inverno em SP

Único jornal diário gratuito no metrô

O inverno começa oficialmente à 1h24 desta quarta-feira (21) com o frio típico da estação. Isso por conta da frente fria que segue pelo oceano e continuará agindo na faixa leste de São Paulo, e da massa de ar polar que vem atrás dela e manterá as temperaturas baixas no restante do Estado e em toda a região Sul.

Na região metropolitana de São Paulo, a quarta terá tempo nublado e temperaturas em torno dos 14°C. Podem ocorrer algumas aberturas de sol no decorrer do dia, mas não o suficiente para elevar os termômetros ou reduzir a sensação de frio. A máxima não deve ultrapassar os 18°C.

O sol ganhará força a partir desta quinta (22), ficando ainda mais frequentes no final de semana, embora não consiga espantar por completo a sensação de frio, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Não deve chover e os termômetros marcarão entre 11°C e 22°C no final de semana.

No interior do Estado, o sol também volta a aparecer, mas algumas regiões poderão ter temperaturas ainda mais baixas, como a de Itapetininga e da serra da Mantiqueira, que poderão marcar entre 6°C e 8°C nos próximos dias. A temperatura máxima pode chegar aos 28°C em cidades como Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

Nos três meses de inverno, a cidade de São Paulo deve ter temperaturas e chuvas dentro da média esperada para a época, segundo previsão do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura. As madrugadas, porém, continuam frias, facilitando os recordes de temperatura mínima.