Operação fiscaliza postos de gasolina em SP; quatro apresentavam irregularidades

O Governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin, participou de Blitz para fiscalização postos de Gasolina . Local: São Paulo/SP. Data: 06/07/2017. Foto: Alexandre Carvalho/A2img
Único jornal diário gratuito no metrô

Foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (6) na capital paulista mais uma etapa da Operação de Olho na Bomba, para identificar fraudes em postos de gasolina. Acompanhada pelo governador Geraldo Alckmin, a operação coordenada envolve as secretarias da Justiça e da Defesa da Cidadania (Ipem SP – Instituto de Pesos e Medidas), Fazenda e Segurança Pública, Agência Nacional de Petróleo (ANP) e órgãos de fiscalização da Prefeitura de São Paulo.

“Nos estamos dando continuidade ao trabalho de fiscalização de combustíveis, agora com a Lei nova. Nós já podíamos caçar a inscrição por fraude de qualidade, gasolina adulterada e álcool aguado. E agora também por fraude volumétrica, a chamada bomba vazia. Você coloca 30 litros e entra 27 no tanque do seu carro, porque tem um chip da chamada ‘bomba baixa’ que frauda 10%, 15%, e uma outra preocupação: estamos encontrando metanol, que é um produto cancerígeno, também no combustível. Com a nova lei, então, fraudou, fechou”, disse Alckmin.

Dos 13 postos fiscalizados pelas equipes do Ipem-SP, foram encontradas irregularidades em quatro (31%). Os principais problemas foram bombas com indícios de fraude, bombas interditadas com risco de explosão, desconformidade das bombas (não estavam com as características originais), gotejamento da bomba de combustível, eixos de transmissão deslacrados, bombas com problema no plano de selagem e menos de 260 ml a cada 20 litros abastecidos.

O posto com irregularidade terá dez dias para apresentar defesa junto ao instituto. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

Os consumidores que se sentirem prejudicados podem denunciar as irregularidades ao Procon pelo telefone 151, Ipem-SP pelo 0800 013 0522 ou no Departamento de Polícia de Proteção ao Cidadão (DPCC) no (11) 3338-0155.