A capital paulista registrou a madrugada mais fria do ano nesta quarta-feira (19). Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), que faz a medição oficial das temperaturas no país, a mínima atingiu 7,9ºC.
A aferição foi feita na estação do instituto localizada no mirante de Santana (zona norte). Até então, a menor temperatura registrada neste ano na capital havia sido de 8,6ºC, em 5 de julho.
Os índices do Inmet vão de encontro com os do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura. Dados atualizados do órgão municipal mostram que a temperatura média mínima na capital paulista atingiu 7,6ºC. Em Parelheiros e no Jabaquara, ambas na zona sul, as temperaturas foram ainda mais baixas: 6,1ºC.
Esta quarta, de acordo com o CGE e o Inmet, será de muita nebulosidade, sensação térmica baixa e com muita chance de um novo recorde de temperatura mínima também durante a tarde.
Nesta terça (18), São Paulo registrou a segunda tarde mais fria dos últimos 13 anos, com 10,2ºC. Um morador de rua foi encontrado morto na zona oeste da capital.
Para o Inmet, a temperatura máxima não deverá passar dos 15ºC nesta quarta. Apesar da alta nebulosidade, não há possibilidade de chuva significativa -apenas chuviscos em pontos isolados da capital.
Nesta quinta-feira (20), o sol deve predominar com temperaturas amenas ao longo do dia. Os termômetros devem variar entre 9ºC e 22ºC. O frio pode perder força porque a massa de ar polar que está estacionada no Rio Grande do Sul e ocasiona a queda das temperaturas no país se deslocará para o oceano.
PAÍS
Cidades de Santa Catarina seguem registrando as menores mínimas do país nesta quarta. Bom Jardim da Serra marcou -8,8ºC no início da manhã, a menor temperatura do país.
Urupema (-7,5ºC), Ponte Alta do Norte (-6,6ºC), Curitibanos (-6,2ºC) e Ponte Serrada (-6,1ºC) também registraram temperaturas negativas, segundo o Epagri/Ciram (órgãos de meteorologia do Estado).
(Folhapress)
Foto: Dario Oliveira/Folhapress