Metrô de SP já registrou mais de 2 milhões de acesso à internet grátis entre janeiro e agosto

SÃO PAULO, SP, 01.09.2016: INTERNET-METRÔ - Usuários utilizam internet gratuita na estação Sé do Metrô de São Paulo. (Foto: Ernesto Rodrigues/Folhapress)

Funcionando em 40 estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 5-Lilás, de janeiro ao dia 18 de agosto, o w-fi gratuito do Metrô de São Paulo totalizou 359.119 usuários registrados, sendo 64% homens e 36% mulheres. Eles já se conectaram à internet 2.677.410 vezes. A estação Sé é que tem o maior número de usuários do sistema: 48.161 pessoas se conectaram 191.298 vezes; seguido de Tatuapé: 15.373 usuários se conectaram 167.291 vezes; Barra Funda: 24.753 usuários se conectaram 241.069 vezes; e Paraiso: 24.494 usuários se conectaram 181.370 vezes.

O wifi no Metrô permite que as pessoas utilizem a internet com velocidade média de 1mbps. Esta banda de internet é suficiente para uma boa experiência de navegação em sites, redes sociais, aplicativos de comunicação e envio de e-mails. As estações terão capacidade para receber mais de 400 acessos simultâneos, em média.

Nas estações de maior fluxo, essa capacidade deve superar 2.000 usuários, graças a infraestrutura instalada de fibra óptica e equipamentos de propagação de wifi para alta densidade de usuários, similares aos utilizados no Metrô de Paris e no Eurotúnel.

Para se conectar, o usuário deverá se cadastrar, preenchendo seu nome, e-mail e telefone, além de aceitar as condições de uso, na tela que se abrirá automaticamente após a seleção do wifi gratuito da estação. Também será possível usar os dados do Facebook ou Linkedln para o cadastro.

Cada pessoa poderá usar a rede por 15 minutos. Após esse período, a reconexão pode ser feita a qualquer momento e será exibida uma página com a mensagem “Bem Vindo de Volta”, evitando que um novo cadastro seja feito. Não há limitação do número de acessos.

 

 

Estações com wi-fi gratuito

 

Linha 1-Azul: Armênia, São Joaquim, Vergueiro, Paraíso, Ana Rosa, Santa Cruz, Santana, Jabaquara São Bento, Luz, Portuguesa-Tietê, Vila Mariana e Tucuruvi.

Linha 2-Verde: Brigadeiro, Trianon-Masp, Tamanduateí, Vila Prudente, Consolação, Clínicas, Vila Madalena e Sacomã.

Linha 3-Vermelha: Marechal Deodoro, Santa Cecília, Brás, Patriarca, Carrão, Vila Matilde, Guilhermina-Esperança, Sé, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Artur Alvim, Penha, República, Anhangabaú, Bresser, Belém e Palmeiras-Barra Funda.

Linha 5-Lilás: Santo Amaro e Largo Treze.