São Paulo tem segunda tarde mais fria do ano; sensação térmica chega a 5° C

21 08 2017-São Paulo SP Brasil - Com temperatura de 14 graus, paulistanos começam a semana com frio e chuva. Foto Fernanda Carvalho/FotosPublicas
Único jornal diário gratuito no metrô

Após um fim de semana de tempo nublado e chuvoso, a capita paulista teve uma nova queda de temperatura nesta segunda-feira (21). Com isso, a cidade registrou a segunda tarde mais fria do ano, com 12,8°C, por volta das 15h. O índice fica atrás apenas dos 10,2°C do dia 18 de julho.

Os dados são da estação do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), no mirante de Santana (zona norte), e resultado da massa de ar seco e frio que entrou na região na retaguarda da frente fria que estava agindo nos últimos dias.

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura, que tem mais estações espalhadas pela cidade, chegou a registrar, por volta das 17h, sensações térmicas ainda menores, como em Congonhas (5° C), M’Boi Mirim (7° C) e Consolação (9° C).

A terça-feira (22) ainda deve começar fria, mas as temperaturas terão ligeira elevação à tarde. As chuvas também diminuirão, podendo haver apenas chuviscos isolados. Uma mudança mais significativa é esperada para quarta (23), quando o sol volta a aparecer na capital paulista e os termômetros ficam entre os 12° C e os 23° C. Não deve ter registro de chuva.

 

 

Chuvas ganham destaque nos últimos dias na capital

 

Além da baixa temperatura desta segunda, as chuvas também ganharam destaque nos últimos dias na capital paulista. Segundo o Inmet, o mês de agosto teve até agora um acumulado de 60,4 milímetros, após um julho extremamente seco, em que o acumulado ficou em apenas 0,8 mm.

Com isso, o mês de agosto já superou a média história para o mês, de 38 mm, e é o quarto mais chuvoso desde o ano 2000. O recorde registrada pelo instituto ainda é de 1976, quando o acumulado de chuva no mês de agosto chegou a 143,6 mm.