Governo de SP renova empréstimo de equipamentos para superar seca no NE

O Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, participou da Assinatura de Autorizo para Prorrogação de Empréstimo de Motobombas ao Ministério da Integração Nacional, e de Oficina de Contribuições ao Relatório da América do Sul para o Processo Regional do 8o. Forum Mundial da Água, no Auditório da SABESP. Local: São Paulo/SP. Data: 21/08/2017. Foto: Alexandre Carvalho/A2img
Único jornal diário gratuito no metrô

Foi renovado nesta segunda-feira (21 o empréstimo dos equipamentos utilizados pelos Estados da Paraíba e Pernambuco para combater a seca que afeta a região. Eles foram cedidos pelo Governo do Estado a pedido do Ministério da Integração Nacional, em dezembro do ano passado.

São quatro conjuntos de bombas flutuantes com capacidade para bombear 2 mil litros de água por segundo e tubulações utilizados pela Sabesp para superar a crise hídrica de 2014 e 2015 no Estado de São Paulo e que foram empregados para acelerar a transposição das águas do São Francisco no Eixo Leste.  Agora, os equipamentos serão transferidos para o Eixo Norte, sendo que o sistema foi cedido por mais 180 dias.

Na presença do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, do secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Benedito Braga e do presidente da Sabesp, Jerson Kelman, o governador Geraldo Alckmin participou do 8º Fórum Mundial da Água, promovido na ocasião pela empresa e falou sobre renovação da concessão, que inclui a ainda a cessão por empréstimo de dois motores reservas, 1.800 metros de tubulação para levar a água captada, 1.360 metros de cabos elétricos, entre outros itens.

Os equipamentos avaliados em R$ 8,26 milhões vão ser transferidos para o Eixo Norte para acelerar o curso das águas para a região metropolitana de Fortaleza. A iniciativa vai beneficiar a capital e a população de Ceará, mas também as dos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.