Rota faz megaoperação com 300 homens “para que SP não vire o Rio de Janeiro”

SÃO PAULO, SP, 23.08.2017: OPERAÇÃO-SP - Policiais da Rota realizam Operação Tolerância Zero, envolvendo cerca de 70 viaturas e 300 policiais militares, nesta quarta-feira (23) em São Paulo. O alvo é o crime organizado no Estado. (Foto: Jorge Araújo/Folhapress)
Único jornal diário gratuito no metrô

O grupamento da Rota, tropa de elite da Polícia Militar de São Paulo, realiza nesta quarta (23) uma megaoperação na capital paulista com 86 equipes, cerca de 300 homens, em todas as regiões da cidade.

Para o comandante do grupo, o tenente-coronel Ricardo Nascimento de Mello Araújo, 46, essa pode ser a maior operação já realizada por eles. “Talvez nunca tenham sido colocado tantas viaturas ao mesmo tempo nas ruas”, disse o policial.

Ele disse que é importante a presença da polícia na rua, de forma incisiva, “para que São Paulo não vire o Rio de Janeiro, com traficante recebendo a população e a polícia com metralhadora”. A ação, segundo Mello Araújo, foi idealizada por ele, sem conversa com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) ou o secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho. “As ações e determinações são independentes”, afirmou.

Procurada, a SSP (Secretaria da Segurança Pública) não se manifestou sobre a operação até a publicação desta reportagem.

 

 

‘Tolerância Zero’ foi realizada em todas as regiões da capital

 

Batizada de Tolerância Zero, a megaoperação foi realizada simultaneamente em todas as regiões da cidade e, em especial, em cinco favelas. Araújo diz que as ações nas comunidades tem como objetivo evitar o domínio de criminosos, como ocorre em outros regiões do país, e são realizadas uma vez por semana.

A operação desta quarta tem como alvo possíveis pontos de tráfico de drogas, com endereços obtidos pelo setor de inteligência da Rota por meio de denúncias anônimas. Até o começo da tarde, ao menos sete apreensões de drogas foram registradas pelas equipes.

Até por volta das 11h, uma hora depois do início da ação, denominada pelo comandante de “Operação Tolerância Zero”, pelo menos sete pessoas foram presas, sendo seis na zona sul e uma na zona leste da cidade, de acordo com balanço divulgado pela Rota.   O batalhão informou que, entre os sete detidos, estão um procurado pela Justiça, localizado com nove pacotes de cocaína no Jardim Vaz de Lima, e uma mulher na região do Jardim dos Ipês.