Romero Jucá propõe que Brasil negue refúgio a venezuelanos

13/07/2017- Brasília - DF, Brasil- Cerimônia de Sanção da Lei de Modernização Trabalhista. Discurso do Relator da Lei no Senado Federal, Senador Romero Júca. Foto: Beto Barata/PR
Único jornal diário gratuito no metrô

O senador Romero Jucá (PMDB-RR), um dos principais articuladores do governo Temer, afirmou nesta quinta-feira (24) que o Brasil deveria parar de conceder refúgio aos venezuelanos que estão entrando no país, porque eles não vivem em uma situação que justifique a concessão do benefício e o Brasil não tem dinheiro para receber essas pessoas.

“Eu defendi e continuo defendendo o fechamento para os pedidos de refúgio”, disse o senador em uma audiência pública em Boa Vista, capital de Roraima, onde estão vivendo milhares de venezuelanos. “Refúgio a gente dá para gente do Haiti, onde teve terremoto, calamidade e a peste campeou; ou por causa de guerra como a da Líbia, as pessoas estão se matando lá, estourando bomba na cabeça dos meninos; isso é um problema para refúgio; [na Venezuela] é uma questão de ditadura, de briga política, então eu defendo que os pedidos de refúgio sejam estancados.”

“É muito fácil para [o ditador Nicolás] Maduro mandar 5 milhões de pessoas para o Brasil porque nós vamos pagar a conta aqui e ele se livra do problema. Ele manda para fora todos os adversários e fica só a patota dele lá; mas o Brasil tem orçamento para pagar isso?”

Nesta semana, o senador se reuniu com representantes de 8 ministérios e com o ministro da casa Civil, Eliseu Padilha, para desenhar um plano de ação para lidar com a esperada onda de migração venezuelana, que já começou.

O senador reconheceu que a Venezuela vive uma crise política e econômica. “A crise na Venezuela é gravíssima e tende a piorar”, disse ele. “Eles não têm reserva em dólar, o cara tem que mandar um contêiner de bolívares para comprar uma aspirina.” As declarações do senador foram transmitidas ao vivo pelo Facebook.