A Receita Federal faz, na manhã desta segunda-feira (11), um operação para combater o comércio de mercadorias irregulares oriundas de contrabando, descaminho e falsificação em São Paulo.
O alvo é o comércio estabelecido na região central da capital paulista.
Um helicóptero da Receita sobrevoava, na manhã desta segunda (11), a região da 25 de Março, que é apontada nas investigações como um polo de comércio clandestino.
Do centro, segundo a Receita, saem mercadorias irregulares que abastecem todo o país, gerando um prejuízo de bilhões de reais por ano com sonegação. A irregularidade também gera outros reflexos como lavagem de dinheiro, corrupção, escravidão e até danos à saúde pública.
A operação Setembro é realizada em parceria com o Ministério Público Federal, a Guarda Civil Metropolitana e a Prefeitura de São Paulo.
A ação foi autorizada pela Justiça Federal. A expectativa é que a ação fiscalize 900 lojas e atinja uma marca de 800 toneladas de mercadorias apreendidas.
Durante a operação, fiscais da prefeitura vão vistoriar a condição de funcionamento dos estabelecimentos. Estão sendo checados a situação de alvarás e a segurança das lojas, entre outros pontos. Os locais que estiverem irregulares poderão ser interditados.
Participam da ação 25 auditores-fiscais e 80 analistas-tributários da Receita, além de cem guardas civis metropolitanos.
(Folhapress)
Foto: Marcell Roncon/Folhapress